quarta-feira, 16 de julho de 2008

UMa sem credibilidade!

Eu prometi algum tempo, escrever o porquê não ir para UMa, contudo não tenho tido tempo para fazer algo tão complexo. Também ainda não o fiz para respeitar os meus colegas que estudam lá e aqueles que poderam ir para lá estudar!

Cá fica o cartoon do Diário de Notícias:

7 comentários:

  1. Caro Boy,

    Com todo o respeito que me merecem as tuas opiniões, acho descabido qualquer comentário que ponha em causa a instituição Universidade da Madeira.

    Conheço muitos licenciados, alguns mestrados e até doutorados da UMa, com grande competência técnica e profissional, formados nessa casa.

    São tão bons como outros profissionais formados noutras universidades do País e até do estrangeiro.

    É lamentável que para satisfacção política de alguns se ataque esta instituição, que ainda não esta controlada pelo PSD-M. É inacreditável tais comportamentos!...

    É discutível muitas coisas na UMa, os cursos, o número de vagas, a falta de cursos pos-laborais, etc... Mas por em causa a formação que lá é dada é no mínimo desonesto.

    Importa também lembrar, que muitos madeirenses licenciados e não só, da UMa estão a trabalhar em empresas internacionais, outros trabalham para institutos e instituições internacionais de renome e outros já produziram trabalhos academicos e cientificos, reconhecidos por este mundo fora.

    Haja um mínimo de respeito e bom censo!...

    RR

    ResponderEliminar
  2. E já agora, julgo que sem quere colocas-te em causa o teu "idolo" AJJ, ao colocar o "cartoon".

    Se não sabes Jardim levou 10 anos a fazer o seu curso de direito em Coimbra!...

    Um abraço

    RR

    ResponderEliminar
  3. A politica de facilistimo que a UMa leva é lamentavel e inacetivel para as restantes universidades.

    Por exemplo há cursos que são abertos só pelo nome, quando na verdade nem há doutorados nessa area, quando inicialmente (o Ruben Capela) colocou cursos como estudos ingleses aplicados à politica grega (não foi esse, mas eram coisas parecidas) e isso não esta integrado na Madeira, porque a Madeira não necessita nada disso... A Madeira precisa de investir na area da saúde e alguma educação. Para que não haja os problemas que a Madeira tem nessas areas com a falta de profissionais. Apesar de nos ultimos anos a situação da educação ter sido resolvida com a medida do Governo Regional em fazer contratos de 3 anos... Lembra-se de quando andavamos até Novembro sem professores?! Actualmente isso não acontece e ainda bem, o que demonstra os melhoramentos na politica educacional da Madeira.

    A UMa necessita estar em simbiose com a Madeirae e essa situação ainda não acontece. Necessita de ser mais exigente com os seus alunos para que haja melhores profissionais.

    Como todas as instituições terá bons e mais profissionais, contudo na UMa apesar de haver alguns bons... há outros muito......

    Eu estou do lado do Dr. Alberto João quando fala da UMa, e já diria o ditado português: "não faças o que eu faço, faz o que digo..."
    Mas isso não faz do Dr. Alberto João Jardim um mau governante ou líder, porque isso é inato!

    ResponderEliminar
  4. Caro Boy,

    Como disse no meu anterior comentário, podemos discutir e até posso dar-te razão quando falamos de cursos, nº de vagas, cursos pós-laborais, etc...

    Agora por em causa a qualidade do ensino, que como tu deves saber é fiscalizada pelas mesmas entidades que fiscalizam todas as outras universidades públicas, sinceramente acho não ser correcto.

    Podemos não gostar dela por diversas razões, podemos criticar opções estrategicas dos seus órgãos, agora dizer aos quatro ventos que há facilitismo é exagerado e incorrecto da tua parte.

    Não sou estudante da UMa, visto que lamentavelmente não é ministrado o curso de Arquitectura na região. Acho que por exemplo deveria haver, aproveitando recursos do Curso de Design, que merece na minha opinião fechar por uns anos (debido ao excesso de profissionais que existem na RAM) e em troca abrir-se este outro, colmatando uma das maiores falhas desta terra, formando pessoas na área do urbanismo e ordenamento do território que a Arquitectura, permite, isto como mero exemplo!...

    Voltando ao assunto em concreto, sei que não são só alguns, os alunos bem qualificados que concluem os seus estudos na UMa, isso é para mim um facto indesmentível!...

    Por isso, nada justifica o ataque político a UMa!

    Se a dupla tutela que até eu, tenho vindo a defender, servir para branquear o que quer que seja e esconder estudos incomodos ao GR, então é melhor a UMa ficar como está!...

    Agora uma coisa é certa, a UMa necessita de mudanças, precisa de dinheiro e de ser mais aberta, deve ser mais universal, porque ela esta na Madeira, mas deve formar não só para o mercado regional, só assim pode crescer e melhorar a qualidade dos seus cursos.


    Um abraço

    RR

    ResponderEliminar
  5. Tal como diz o próprio nome - universidade é universal e forma pessoas para o Mundo é algo universal. Contudo terá que haver prioridade para a região onde se encontra e ficar sempre com os seus melhores alunos, como acontece em todas as universidades.

    Uma cadeira que existe em todos os cursos de engenharia do país, é extremamente fácil exibir uma comparação com as restantes universidades, e os exames lá são extremamente fácil!

    Diga-me qual foi a única universidae no país que acabou as aulas em Maio?! Com cenas de frequências que fazem com substituem os exames? São muito poucas as universidades... Se isto não é facilitismo é o que?!

    Acho que a dupla tutela resolveria muita coisa...

    A ver vamos o que o futuro nos reserva!

    ResponderEliminar
  6. Caro Boy,

    Se há departamento complicado e exigente na UMa é o de matemáticas, que é o departamento que tem a tutela das engenharias, por acaso tem um socialista a frente!...

    Mas não deixa de ser um excelente departamento.

    Devo dizer-te que sei que os cursos da UMa nas áreas de engenharia estão muito bem cotados (isto dito por responsáveis governamentais que lidam com estas áreas). Sei também que a Ordem dos engenheiros reconhece os cursos e se ela os reconhece é por que cumpre com padrões minimos.

    Isso dos exames é sempre relativo e depende muito das cadeiras em questão. Não sei se é possivel comparar?!... Nem sempre os programas são semelhantes.

    Relativamente de haverem cadeiras a acabar em Maio, bom!, posso dizer-te que cheguei a ter uma cadeira de Geografia e Território, que também acabou em fins de Maio, o que permitiu ainda bem, dar-nos mais tempo para dedicar-nos a Cadeira mais importante que era projecto. Ainda bem que assim foi!!!... E não é por isso que não se formam nessa Universidade bons arquitectos.

    Isso é relativo, acho que não é por aí que se consegue aferir a qualidade dos cursos. A estrutura dos mesmos como sabes variam muito de Universidade para Universidade e até de Faculdade para Faculdade.

    Estou a lembrar-me dos Cursos de Arquitectura da Faculdade de arquitectura da UTL e o mesmo curso no IST, em que ambos são tuletados pela mesma reitoria e são bem diferentes e funcionam também de forma muito diferente, mas mesmo muito diferente!!!...

    Acho que estas se calhar estas a exagerar um pouco!!!...

    Um grande abraço!...

    RR

    ResponderEliminar
  7. A dupla tutela é a solução?! Informalmente já a têm! O que é que o PSD quer!? Condicionar os estudos académicas sobre a Madeira que possam ser incómodos!?

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!