Acabei de chegar de um festival ou encontro de tunas. Não parece nada meu, já que nem gosto de tunas… Tratou-se do V Capas Ricas organizado pela In’Spiritus Tuna – Tuna Femininas da Egas Moniz.
Apesar de eu não gostar de tunas, gosto de procurar e conhecer todos os tipos de cultura, mas o meu principal objectivo foi ver, apoiar e suportar a minha amiga Fátima, que actuou pelas Cavaleiras de Sellium – Tuna Feminina do Instituto Politécnico de Tomar. Gostava de lhe dar os meus parabéns, pois soube esta semana que está grávida e está extremamente feliz por isso. Muitos parabéns para ti e para o teu rebento… Que tenha muita saúde e tudo corra bem.
Quanto ao V Capas Ricas foi ganho pela Tuna com Elas (não é aquela tuna que tenho um carinho especial), contudo esta tuna também é insular, só que é do outro arquipélago português. Não achei que os prémios fossem justos, pois penso que a prestação da Tuna Sadina – Tuna Feminina da Escola Superior de Educação de Setúbal e da Noctuna – Tuna Feminina do Instituto Politécnico de Leira foram ligeiramente superiores… Mas não era eu o júri. Como sei que a minha amiga Margarida adora tunas, reparei num pormenor interessante que se tratou da Tuna Sadina e Noctuna em duas músicas ou canções ter uma rapariga que “traduzia” para linguagem gestual portuguesa. Acho que foi importante.
Só para finalizar este meu post acerca deste festival gostaria de felicitar a tuna vencedora e deixar escrito que apesar de odiar por diversos motivos… penso que uma certa tuna conseguia arrecadar todos os prémios…
Ah! Não me posso esquecer de dizer que as Cavaleiras de Sellium ganharam o prémio de Melhor Apresentação, no qual foi bem entregue, pois aqueles chapéus deixam-me pasmado e encantado.
Não sabia que haviam tunas que traduziram em LGP duas canções! Um bem haja pa Tuna Sadina e Noctuna :)E qd tiver tempo, irei procurar pela net.
ResponderEliminarPois...apesar de ñ nutrires simpatia por esse tipo de manifestaçao cultural, fizeste bem em apoiar uma amiga tua. Amigos só fazem sacrificios, heheh
Saudaçoes académicas e um FRA
Uma actuação que sempre me agradou foi a da Tuna da Escola Superior Agrária de Santarém (sim, amesma onde foram condenados uns quantos elementos por fazerem uma praxe desagradável a uma aluna). O hino deles, era (e é) muito bonito. Mas tinha uma canção original "A lágrima" que sempre que ouvia me dava arrepios na espinha, tal era a emoção e sentimento com que a cantavam. A letra era brutal, falava sore os amigos que se fazem e que se deixam para trás, mas que s reocordam sempre pela vida fora.
ResponderEliminarUm abraço
Henrique
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarOlá,antes de mais queria dizer que fui participante do V Capas Ricas e sou da TUNA COM ELAS.Gostaria que me explicasse a razao do tal ódio pela minha tuna...Penso que se não fossemos uma tuna com qualidade não teríamos arrecadado tantos prémios, situação que já se repete há 2 anos (VII Fatfubi - Covilhã)...E acima de tudo temos um grande espirito académico,que é algo dificil de se ver durante uma actuação de 25 min. Mas respeito todas as opiniões acerca da minha tuna porque sei aquilo que somos e o k valemos! Saudações Académicas
ResponderEliminarMaria João
Caras amigas Açoreanas,
ResponderEliminarEu também estive lá presente... Desde o inicio até ao fim.
Eu não gosto de nenhuma tuna em geral, simplesmente apoio os meus amigos. Apesar de não gostar de tunas, sei ver qual é a melhor ou a pior...
Eu não odeio a vossa tuna, antes pelo contrário... A frase que eu tenho () deve-se a outra tuna, que teria todo o gosto em vos explicar, mas não aqui...
Posso vos dizer que a vossa postura não foi a melhor durante actuação das outras tunas, mais precisamente a de Tomar, em que voces tentaram abafar com o guia a vos pressionar... Sabem? Eu estava mesmo ao pé e é lixado...
Conversas à parte que isso são guerras de tunas e eu nada tenho a ver com isso... Nem sou estudante de nenhuma dessas universidades...
Pandeireta - Seria a Tuna Sadina em que a rapariga até se colocou às "cavalitas" da porta-estandarte e fez outras manobras de artista de circo, que eu adorei...
Tuna mais tuna - acho que pela interacção que a "líder" da tuna sadina teve com o publico, mostra o verdadeiro espírito de uma tuna.
Solista - Era a tuna sadina ou a tuna de leiria...
Quanto ao resto concordo que voces tenham ganho...
Sabem... Eu apesar de não gostar de tunas, tenho algum respeito por essas tunas... E sei muito bem esses joguinhos de bastidores que existe... Digam-me lá... convidaram a tuna da Egas Moniz para o vosso festival certo?!
E essa desculpa de virem de longe, não desculpa ninguém... Somos todos portugueses e deveria existir continuidade territorial!
Se ainda tiverem alguma dúvida acerca da minha "votação" e o porquê que escrevi, podem-me enviar uma mensagem electrónica, pois terei todo o gosto em explicar todos os pontos ou até podem-me adicionar no msn - baby_boy_swim@netmadeira.com
Ah... É verdade... uma coisa é certa voces eram a tuna com as raparigas mais bonitas, se existisse esse prémio voces ganhavam! :)
Muito bem haja...
Boas!..Isto de comentar acções de um juri não presente não merece importancia nenhuma, no entanto não posso deixar de referir que o prémio de Melhor Solista neste festival poderia ser sim atribuido a uma dessas tunas que diz com certeza. MAS a solista da Tuna Com Elas não só cantou o ''menino do bairro negro'' muito bem, ela cantou uma música conhecida pela sua dificuldade de dinâmicas com uma qualidade tão bela que nem se punha em causa o merecido prémio..
ResponderEliminarJá agora, não fui nehum juri.
Um grande beijinho para todas as tunantes da Tuna Com Elas =)
Saudações Académicas, Furão
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarCaro Henrique Melo,
ResponderEliminarNão percebi essa de não estar presente, já que eu estava lá sentadinho a ver a actuação de todas as tunas...
Não me perguntes o título das "cantigas", porque não faço ideia... Isso foi opinião do júri e de amigos da tuna, porque pessoas imparciais veriam com certaza outra perspectiva! Era o guia da Tuna, que incentivou a Tuna a "abafar" as outras?!
Cara "caloira" Mara Pimentel,
Escreveu, escreveu e voltou a dizer o mesmo...
Isso de desvalorizar o trabalho das outras tunas, mostra arrogancia com que a vossa tuna actuou e mostrou-se durante aquele festival... Sempre fazendo barulhos de fundo, para que actuação das tunas em palco fosse prejudicado! A coordenação das outras pandeiretas foi muito boa, ao contrário do que diz...
Porque as Cavaleiras não ganharam?! Eu nem referi uma única vez que as Cavaleiras deviam ter ganho... Onde é que vê que eu digo que a tuna de Tomar devia ter ganho?! Explique-me... Mostre-me!
Vou-lhe explicar outra coisa: Sabe? Apanhar um avião da SATA ou da TAP, faz com que se venha mais cedo e aproveite o tempo todo... Porque pagar perto de 200 € não é fácil... Daí voces estarem presentes.
Penso que o teu estatuto de caloira não prova muito o seu entendimento por tunas... Sabe? Daria milhares de razões a justificar se percebo ou não... Mas isso faria muita confusão a uma pequena caloira... Quando passar a tunante e perceber algo de tunas, volte e diga algo com lógica e sentido!
Espero que das próximas vezes voces tenham mais "fair play", porque fica muito feio a vossa atitude!
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarCara Mara,
ResponderEliminarNão me interessa discutir o sexo dos anjos, de quem percebe ou quem percebe menos...
É a minha opinião e da maioria das pessoas que estava lá independentes e sem interesse naquele festival...
O júri decidiu e está decidido, para o ano voces convidam a tuna da Egas Moniz e está tudo resolvido...
Só foi ao hi5 para verificar quem eras, tal como fui ver quem era Maria João e o guia... Unicamente isso... Psicopata é andar a ver e procurar todas as criticas feitas à sua "tuna"... Isso sim é doentio...
Bem haja, e podes aparecer porque não faço mal...
Leia o que a FPR disse...
boa noite. Apenas um reparo rápido, pois n tenho vida para andar a ver o k anda por blogs...
ResponderEliminardiziam k n s ganham prémios por andar às cavalitas... concordo
Mas de certeza n s ganham a bater com a pandeireta nos ombros com tamanha força, fazendo com k a actuação pareça o concurso "miss martelo".
serão vocês os "trolhas do futuro"??
bonitas podem ser, mas tirem uns dias para aprender a saltar com elegância... digo eu..
eu n sou de picar, apenas me parece injusto k sejam demasiado egocêntricas e armadas em boas (só o são de corpo)
Saudaçoes académicas
PS: no teatro nacional há uns cursos de danças de salao... experimentem, sao elegantes e n é preciso saltar...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarCara Mara,
ResponderEliminarDa minha parte não há qualquer problema e volta sempre!
Raramente, mas muito raramente escrevo sobre tunas, por isso...
Ai sinceramente... K conversa mais estupida. Discutir premios? Sim, podem n ter sido do agrado de toda a gente mas assim foi decidido. E axo k e normal haver sp desavenças. Afinal cada pessoa tem os seus gostos. Axo k n se devem criar e alimentar rivalidades sem fundamento.
ResponderEliminarSe existiram coisas menos boas entao ha k corrigir e pronto.
A unica coisa k gostaria de dizer e em relaçao as ditas pandeiretas. Tem sem duvida grandes coreografias e em nada me surpreendeu o premio. So acho que o facto de as musicas serem rapidas n significa a dureza dos passos k se viram e das proprias caras. Animem-se raparigas! Tem passos tao bons e que podem ser aproveitados bem melhor. E qt a kestao das tunas masculinas... Descolem-se delas. Os gajos sao gajos e pronto, sao brutos.
A pedido do autor apaguei um comentário!
ResponderEliminarAlguns comentários foram apagados a pedido dos comentadores!
ResponderEliminar