segunda-feira, 2 de junho de 2008

UMa vez... Fecha-se...

“A Universidade da Madeira ainda tem algum dinheiro, mas fica o aviso do reitor. Se não houver um reforço de verbas até ao final do ano, a UMa pode entrar em colapso financeiro.

UMa precisa de um milhão e 800 mil euros

Évora afirma precisar de 10 milhões de euros para ultrapassar esta crise, o Algarve quatro milhões e a Madeira cerca de um milhão e 800 mil euros.

Na Universidade da Madeira (UMa) estão a ser adoptados "mecanismos de não renovação de alguns contratos de pessoal docente, assim como a redução de prestadores de serviços" e optimização de recursos em "todas as matérias relativas aos gastos gerais da instituição com o seu funcionamento (limpeza, segurança, comunicações, etc.)", segundo o reitor Pedro Telhado Pereira.

"Os problemas só começaram em 2008 porque de 2004 a 2007 a Universidade teve um contrato programa que vem do anterior Governo", explicou, considerando que "a Universidade tem sido injustamente penalizada", tendo em conta que a verba que lhe foi atribuída desceu de 10.346.878 euros em 2007 para 9.611.498 euros este ano.

Segundo Telhado Pereira, a UMa precisa de "735.380 euros mais o montante para pagamento da CGA [Caixa Geral de Aposentações]", estimado em pouco mais de um milhão de euros.

"O próprio Ministério, aquando da definição dos 'plafonds' para 2008, já constatou que teríamos que ter reforço de financiamento para ultrapassarmos os nossos problemas, tendo introduzido uma dotação previsional de 300.000 euros para o efeito", disse.”

Lusa/TSF-Madeira

Eu dou uma sugestão: Fecha-se de vez…

9 comentários:

  1. amigo amsf,

    Se ainda não renovou contrato, tenha atenção, porque vai para a rua... ehehe

    ResponderEliminar
  2. LOL.....
    Também sou de acordo q é melhor fechar a Universidade

    ResponderEliminar
  3. Com as dificuldades de mobilidade advindas do transporte aéreo agora é que a UMa tem todas as razões para existir!

    Caro Baby-Boy

    Por enquanto penso não correr esse risco. Eles precisam de quem efectivamente trabalhe apesar de valorizarem profissionalmente aqueles que não o fazem. O reconhecimento profissional (SIADAP) acaba por ser outorgado aos funcionários populares e não aos eficientes, dinâmicos e responsáveis. Felizmente que o dinheiro não é tudo!

    ResponderEliminar
  4. Amigo amsf,

    Se desse o € que investem na UMa nas viagens aéreas, tenho a certeza que o transporte seria mais barato...

    Sabe? Isso do que trabalho, há muito que é assim em Portugal, mas só vem reforçar a minha ideia de fechar!

    ResponderEliminar
  5. Os países são diversos, mas, os problemas se repetem... Aqui, também acompanho as dificuldades da Universidade Federal do Paraná, pois tenho meu filho terminando seu curso de Medicina...São muitas!
    Beijos e muita luz...

    ResponderEliminar
  6. Era fechar tudo na Madeira e mái nada! lol

    ResponderEliminar
  7. Fecha, fecha, fecha...ops...o blog não! :)
    Beijo bom

    ResponderEliminar
  8. mundo azul:

    Há problemas no Mundo inteiro...

    joana:

    vou-te fechar... vou vou...

    skin on skin:

    por enquanto não... beijinho :)

    ResponderEliminar
  9. Só quem não conhece a realidade da UMa, faz os comentários do BOTA ABAIXO, se soubessem o que se passa e se o MAGNÍFCIO Reitor cortasse ainda mais em certas despesas com MORDOMIAS,....

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!