sexta-feira, 16 de maio de 2008

A vitória da surdez


Foto: É a sua cidade e como sei que a Margarida a adora. Fonte: Olhares.

Uma das coisas que me enche de orgulho é ter amigos e mais do que ter amigos é saber que os meus amigos são pessoas lutadoras e que não cruzam os braços à espera de facilidades e facílimos.
Enche-me de orgulho poder dizer que sou amigo da Margarida. A Margarida é uma amiga que tem a particularidade de ser surda profunda. E apesar dessa singularidade é uma pessoa que consegue falar, algo que conquistou com ajuda da família, dos professores e dos amigos, mas principalmente uma conquista sua, numa luta constante e árdua.
Foi com essa garra, essa vontade, esse querer, essa determinação, esse empenho que ela conseguiu superar diversos obstáculos e hoje está a tirar um curso superior, nunca virou costas a uma batalha, porque sempre teve a firmeza que outros não tiveram.
Ao contrário de muitos surdos, por quem tenho o maior respeito, não acho correcto da parte deles, quererem menosprezar a Margarida por ter obtido algumas vitórias. Isso mostra que todos são capazes é necessário é astúcia da Margarida.
Não irei argumentar se os professores deviam ou não saber língua gestual portuguesa, porque para um professor é tudo super complicado, já que têm 30 alunos em cada turma (e cada aluno tem a sua particularidade), daí haver professores que assistem os alunos com mais dificuldades.
O que a Margarida conseguiu e consegue deve-se ao seu valor excepcional como pessoa.

Amiga Margarida, eu tenho muito orgulho em tu seres minha amiga. Espero que consigas muitas mais vitórias na tua vida, e apesar de tudo serás capaz de conquistar o Mundo que tanto ambicionas. Obrigado por seres minha amiga e seres a pessoa que és. E nunca te esqueças todos aqueles ataques que te têm feito, não te devem fazer baixar os braços e deitar uma única lágrima, mas sim arregaçar as mangas e trabalhar mais e mostrar a toda a gente que se consegue tudo com muito esforço e dedicação, é isso que te faz única… Porque já Einstein diria: “É mais fácil desintegrar um átomo, do que preconceito.”

6 comentários:

  1. E uma salva de palmas. Gostei da homenagem. A Margarida merece!

    ResponderEliminar
  2. Bem, BBS, deixaste-me sem palavras, pela primeira vez. :)
    Não contava, sequer, com o teu post sobre a minha pessoa, foi o meu primo, H. que me disse...vê o blogue MMVMMP. Pensei que era sobre um dos teus posts acutilantes. Fiquei deveras emocionada e sensibilizada pela tua simpatia e por saber existem seres humanos excepcionais como tu, para além dos que mais estimo, que compreende a minha situação. O resto já sabes!
    Adorei a fotografia:)
    Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  3. Por ser a partir de agora tb a minha cidade, da qual é um grande orgulho, é também um orgulho saber que nela residem pessoas vencedoras que apesar de obstáculos que muitos teriam medo de ultrapassar, não se deixaram vencer e para a Margarida, um grande bem haja e muita força para que nesta vida, impere a felicidade, o sorriso, o bom senso e desapareça o preconceito.
    Estou feliz! Por muitas razões... e esta homenagem feito pelo BBS, veio reforçar essa mesma felicidade, ao saber que há pessoas como voçês.
    Para ti BBS, uma boa viagem de regressa à terra que tanto gostamos e queremos bem, e um grande abraço de ilhéu!

    ResponderEliminar
  4. Este título ficaria melhor do que esse:
    A vitória da persistência

    pois o título ensinua que quem ganhou foi a surdez!

    ResponderEliminar
  5. Viva a Margarida!
    Tenho um familiar com surdez profunda e que também devido à sua persistência e ao apoio da família tirou um curso superior e hoje realiza-se pessoal e profissionalmente - tem uma família com um filho, dá aulas, conduz o seu automóvel, tem os seus hobbies, em suma, tem uma vida normal.
    Força Margarida e bem-haja, BabY_boy_swim pelo post

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!