sexta-feira, 14 de março de 2008

Giant Causeway - Calçada do Gigante

Finalmente arranjei um tempinho para colocar mais algumas fotos e relatar sobre as minhas viagens e passeios na Irlanda.

Ainda da minha viagem à Ulster (Irlanda do Norte e Norte da Irlanda, eu cometi o erro (perdoem-me) de dizer que Ulster era só a Irlanda do Norte, mas não. Ulster é a região norte da ilha Irlanda). Penso que toda a gente já ouviu falar da Calçada do Gigante (Giant Causeway em irlandês Clochán na bhFómharach) fica situado à beira mar, a norte da fábrica da Jameson, isto é da vila Bushmills e a destilaria Bushmills. Nas aulas de Ciências da Terra ou de Geologia. Trata-se de um fenómeno geológico que faz parecer pequenos degraus de uma calçada, e dizem que são cerca de 40 mil degraus, eu não sei porque não tive paciência para contar.

Como tudo existe uma lenda e está descrita perto do monumento geológico. Diz-se que havia um gigante irlandês chamado Fionn mac Cumhaill que construiu aquelas escadas para atingir a Escócia (é verdade se tiver bom tempo é possível ver-se a costa da Escócia). Por assim dizer a lenda tem muitas variantes, mas em todas o Fionn faz-se passar por um bebé que quando o seu gigante da Escócia vê o seu tamanho foge com medo.

É lugar formidável… É necessário alguma precaução já que é escorregadio (com a chuva que estava).
Lamento a qualidade das fotos, mas é que tirar fotos com luvas, à chuva e a se tentar equilibrar para não escorregar não é fácil.

Esta formação é conhecida como o camelo, pode-se ver que se parece com um camelo. (Se não concordarem, falem com os irlandeses).


Nestas fotos pode-se observar a calçada.
É importante tomar por atenção a senhora de luto que está à esquerda na foto. Devo dizer que nesta parte, perto do mar estava a restante família dessa a deitar as cinzas mortuárias de um parente, por respeito não tirei foto a essa situação que me pareceu invulgar.

Esta pedra de basalto é conhecida como a bota do Gigante, pelos motivos óbvios, porque se parece com uma bota.

Esta parte é conhecida como o órgão, pois parece os tubos dos órgãos de Igreja, devo dizer que ao longe tinha-se uma perspectiva melhor, contudo a máquina não tem uma lente muito potente para captar. Aconselho a visitarem!

Algumas paisagens dessa maravilhosa zona!



Venham à Irlanda, aproveitem a Aerlingus como low cost!

3 comentários:

  1. É mesmo uma tentação. Excelentes fotos. Um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Tão verdinho... Que lindo!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. É realmente muito bonito, este lugar. Para quem gosta de Geologia, é interessante o fenómeno geológico da criação destas colunas basálticas. São também sempre interessantes as explicações do povo para os fenómenos que desconhecem. Gostei de saber da lenda...

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!