sexta-feira, 21 de março de 2008

Dengue no Brasil

Fonte: docedelaranja
Ainda não se viu nenhuma medida do Governo Português, nem do Governo Regional perante as recentes notícias vindas de Terras de Vera Cruz acerca da epidemia do dengue.

Este Estado no Brasil está com esta epidemia instalada, até já se pensa colocar hospitais de campanha nesse Estado. As autoridades brasileiras tentam evitar que a epidemia chegue ao Estado de São Paulo.

Sabendo que a Madeira, mais precisamente o Funchal, tem o mosquito Aëdes aegypti que é tradicionalmente conhecido como o Mosquito do Dengue só que está sem o vírus (lamento não saber o termo técnico). Agora é necessário cuidado porque qualquer pessoa que venha do Brasil e tenha o vírus do Dengue no seu sangue e algum desses mosquitos o morda, poderá se tornar perigoso.

É verdade que neste momento está frio e esses animaizinhos estão “encubados”, contudo nunca fiando, pode ser que ande uma fêmea por aí e ainda mete o vírus na Madeira…

Há que ter atenção. Devia haver algum controlo dos viajantes provenientes do Brasil…

No Brasil já se registaram 48 mortes este ano, ontem foi um bebé de 7 meses e se registam 33 mil casos no Estado do Rio de Janeiro.

Portugal está à espera de quê? Precisamos de medidas de prevenção… Porque é que só nos preocupamos com os problemas quando esses nos aparecem e não apostamos na prevenção?

7 comentários:

  1. Terras de Vera Cruz não é um estado do Brasil mas uma outra forma de se referir ao Brasil!

    Com tanto madeirense a passar férias no Brasil não me admirava que dentro de alguns anos o dengue se infiltrasse na Madeira...aliás, há muito trabalhador da construção civil a ser recrutado para as obras em África pelo que não me admiraria que daqui a alguns anos se viesse a notar um acréscimo no número de casos de SIDA...

    ResponderEliminar
  2. Mas a notícias vem do Brasil, e isso é Terras de Vera Cruz... Empreguei correctamente!

    Há que haver cuidado!

    ResponderEliminar
  3. Calma!! Nada de pânico!!

    Para o Aedes Aegypti existente na Madeira se tornar num vector da dengue tem de picar alguém na fase aguda da infecção, fase que dura geralmente entre três e cinco dias (quando o vírus se encontra a circular no sangue).
    Deste modo, por ser um período curto, a probabilidade do mosquito contactar com alguém infectado e ficar ele próprio infectado e capaz de transmitir o vírus, é muito baixa (mas não impossível)
    Portanto, nada de alarmismos!

    ResponderEliminar
  4. O que é bem fácil de acontecer... Basta alguém vir para aí picado...

    ResponderEliminar
  5. A Primavera está a chegar e o tempo a aquecer. Temo a volta do mosquito Aedes aegpty que aliás, nunca de cá saiu! Aguardo para ver as medidas que as autoridades sanitárias locais vão implementar!

    ResponderEliminar
  6. "eu" gostaria de ver a sua opinião, já que me parece ser professora de biologia!

    ResponderEliminar
  7. 33 mil casos e 59 mortos registados em 2008, no Estado do Rio de Janeiro, que tem cerca de 15 milhões de pessoas numa área de 44 mil km2, não me parece que seja motivo para grande alarme.

    Isto ainda atendendo a que a taxa de mortalidade é de até 10% para pacientes hospitalizados e 30% para pacientes não tratados.

    Acresce ainda que a "dengue" requer algumas condições específicas de desenvolvimento, não só para a proliferação dos seus mosquitos portadores, mas do próprio "virus" em si.

    Portanto meus caros, não exageremos...

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!