Ainda não voltei… Tinha tantos comentários e post que podia fazer… O MPT pelo menos percebe os madeirenses, porque é que o PS não percebe?
Com este vídeo pode-se aprender imenso… Eu aprendi algumas coisas!
Pergunto: O Sr. amsf diz que vamos entrar numa nova crise, como se o Banco Central Europeu guarda lá na gaveta o monstro da inflação e da deflação?!
Vejam o vídeo… Tenho que deixar a nota que foi a Cristina Faria que me informou acerca da existência deste vídeo, acho que agora já consigo falar de economia com certos deputados que se acham muito...
1º - a inflação é superior aos números oficiais pois o cabaz que é utilizado para a medir está desactualizado em relação ao tipo de produtos consumidos pelo cidadão médio;
ResponderEliminar2º - a nossa inflação só não é superior porque o petróleo é transaccionado em dólares e o euro está valorizado 48% em relação àquele. Mesmo assim as gasolineiras encontraram o clima psicológica para encontrar justificação para esta escalada de preços;
3º - o BCE só não subiu a taxa euribor como forma de baixar a inflação porque esse movimento conduziria a uma subida ainda maior do euro em relação ao dólar o que poria em causa as exportações europeias;
4 - portanto caminhamos para uma inflação galopante de preços que não é acompanhada pela subida dos salários que poderá conduzir a uma recessão que numa fase tardia tenderá para uma deflação pois será a única forma de se conseguir escoar a produção europeia, internamente e externamente.
Os EUA estão muito piores:
Apesar da inflação que se faz sentir nos EUA o FED não pode subir as taxas pois por via da crise do subprime (crédito habitação problem´tico) tal medida conduziria a uma maior avalanche de incumprimentos junto da banca. A banca americana tem apresentado elevados prejuízos no último trimestre por via destes incumprimentos.A inflação tem baixado o poder de compra dos americanos de tal forma que estes não tomam as medidas que seriam de esperar - subida das taxas de juro - mas feito exactamente o contrário de tal forma é grave o problema. Consequentemente o dólar tem perdido valor perante as outras moedas o que facilita as exportações americanas e dificulta as importações o que acaba por ser benéfico para a economia mas conduz a uma redução significativa do consumo dos americanos, o que poderá provocar deflação. Uma redução no consumo americano leva a que a produção da China e Ásia em geral não encontrem compradores aos preços habituais o que levará à deflação.
A Ásia com a deflação entrará também em recessão com uma elevada taxa de desemprego.
Os EUA vivem à custa do mundo através da impressão de notas que servem para pagar as importações americanas e que acabam por regressar aos EUA sob a forma de compra da dívida americana.
A Ásia exportadora de bens baratos e credora dos EUA, bem como os detentores dos petrodólares acabarão por deixar de comprar a dívida americana à medida que o dólar se for desvalorizando.
O valor da moeda faz-se em função da confiança no país, nos números estatísticos que vão saindo, na remuneração que essa moeda dá a quem a adquire (diferença entre a taxa de inflação e a taxa de juro)pelo que o dólar está condenado a cair ainda mais. Ninguém está disposto a comprar uma moeda que desvaloriza todos os dias e cuja taxa de juro já é inferior à inflação. Só não se afundou mais porque os países que ainda tem uma elevada componente das suas reservas cambiais em dólares não têm interesse em que tal aconteça. No entanto os bancos centrais têm diversificado as suas reservas (optando pelo euro) pelo que o destino do dólar está traçado. Aliás o dólar ainda tem um aliado que é o facto de o petróleo ser transaccionado em dólares...o Iraque ameaçou começar a negociar em euros e foi invadido...o Irão e a Venezuela prevêem levar esse projecto avante...
Se o Obama ganhar as eleições pode ser que as coisas se alterem.
ResponderEliminarQuem sabe... Eu não acredito nessa inflação e deflação num curto espaço de tempo. Enquanto o Reino Unido mantiver a libra será muito dificil, o dolar desvalorizar muito mais. Caso o Reino Unido entrasse com o Euro, diria que o dolar nesse momento tinha os contados...
"a inflação é superior aos números oficiais pois o cabaz que é utilizado para a medir está desactualizado" já agora proponho-o a criar o novo vídeo, parece-me um bom entendedor na matéria.
ResponderEliminar" o BCE só não subiu a taxa euribor como forma de baixar a inflação (...) " como também ???? não terminou a frase sr amsf
"caminhamos para uma inflação galopante de preços que não é acompanhada pela subida dos salários " Caminhamos para uma inflacção galopante? Não deve conhecer a complexidade entre o Banco Central Europeu e os Bancos Nacionais, deve julgar que o funcionamento destes é semelhante ao que se passa dentro do partido do irmão..
Os EUA sempre ocuparam o lugar de 1º Potência Mundial.. não acredito que isso mude, pois estes têm uma forte política económica!Não é por acaso que criámos uma "cee americana na europa"
Sr. anónimo
ResponderEliminar"Os EUA sempre ocuparam o lugar de 1º Potência Mundial." A sua noção de história humana deve ser bem curta!
"[...]têm uma forte política económica!"
Está perdoado! É difícil escapar à propaganda!
Deve recordar-se da altura em que o Japão estava economicamente na moda...informe-se e perceberá que esse país tão promissor atravessa há alguns anos uma deflação, com juros de 0-0,50%, que nem mesmo assim o conseguem retirar da crise.
Assuma um pseudónimo e daqui a 3/5 anos falamos sobre este assunto.
A minha noção de história humana é perfeitamente alagargadas para saber tanto o quanto os EUA tiveram realmente crises como o crash da bolsa de Nova Yorque nos anos 30 entre outras, as quais este sempre conseguiram ultrapassar! Daí a forte politica económica! Quanto ao Japão recordo-me perfeitamente que estes alcançaram um período áureo após a II Guerra Mundial. O Milagre Japonês, assim intitulado, não teve um começo favorável. Como deve saber, a derrota do Japão teve custos humanos e materiais elevadíssimos devido à bomba de Hiroxima e Nagásaqui, inclusive, ainda, perdeu a sua soberania, ficando sob a esfera do mundo capitalista dos EUA. O Japão e um país pobre nos recursos, era um grande importador e tinha uma área cultivável reduzida. Já a nível social, severamente hirarquizado. E mesmo assim, nos anos 70 ocuparam o 3º lugar na economia mundial, e apenas ascenderam ao 2º, devido ao desmoronamento da União Soviética. Fizeram profundas transformações na sociedade e na economia, investiram na indústria pesada e de bens de consumo, havia uma estabilidade política (pelo PLD) e o Estado incentivou profundamente a formação científica, o que se traduziu num extraordinário avanço tecnológico. A mentalidade japonesa, muito diferente da ocidental o que permitiu este factor de crescimento exacerbado. Não é por acaso que estes quando chegam à sua semaninha de férias andam “aflitos” porque não sabem o que fazer desse tempo, são um povo extremamente dedicado porque investem no seu país (invés ao que acontece no mundo Ocidental). E tudo isto porquê???? Beneficiaram da ajuda AMERICANA através do Plano Dogde.
ResponderEliminarPS: Porquê adiar o assunto?
ResponderEliminarAqui está um traço da mentalidade dos Madeirenses.. aiaiai o seu irmão também é assim!
Estou a ver que temos aqui um PSD/M que reconhece que os socialistas também são madeirenses, com os seus defeitos e virtudes.
ResponderEliminarAo contrário de si aquilo que escrevo faz parte da minha cultura geral, não é fruto de uma pesquisa no google. Uma pessoa tão conhecedora do Japão e no entanto não conseguiu localizar temporalmente o auge e a deflação japonesa a que me referia!
Se tiver uns trocos (300,00 euros) recomendo que invista de acordo com os conhecimentos que tem da economia mundial. Sendo consequente com o que parece afirmar recomendo que invista na banca, seguradoras e tecnologias e já agora no dólar. Eu prefiro petróleo, ouro, commodities (trigo, cacau, soja, sumo de laranja, cobre, etc) e o câmbio euro versus dólar. Para alavancar os seus investimentos poderá usar warrants.
Esta é de graça: amanhã as bolsas europeias abrem em alta e mantém-se com uma valorização entre 1% e 2%. Os índices americanos abrem em alta (14:30) e seguem eufóricos 1-1,50% mas a partir das 19:00 perdem força e acabam por encerrar negativos (21:00 h).
Só para que não diga que este é um prognóstico a "muito longo prazo" (3/5 anos)!
Penso que essa pessoa não deve necessitar de pesquisas no google. Essa pessoa sabe muito, penso que lhe quer é baralhar e mostrar outros pontos de vista, que parece que falha.
ResponderEliminarOh Sr. António já que conhece tão bem as "flutuações" da economia ainda não percebi porque não investe na bolsa e não está rico... Já podia ter a sua quinta na Madalena e uma casa de férias em Santana... E ainda dava algum ao Partido como o "Capelo"... ahahah
O que você sabe fazer é julgar, julgar, ou humilhar para melhor brilhar. Mas está enganado porque a sua luz reduz-se à insignificância do seu entendimento. A propósito aproveite e tente acabar a frase, nem que para isso faça uma pesquisa no google.
ResponderEliminarNão me afecta a sua “boquinha”, pois aquilo que aprendi deve-se àqueles a que hoje no país são alvo de desprezo pelo Estado. Esses foram os sábios que se preocuparam em transmitir conhecimento e devo-lhe dizer que aquilo sei hoje, e aquilo que sou hoje, deve a estes e ao amor que tenho pelo conhecimento. Se tivesse um pouco mais atendo saberia que a expressão “recordo-me” é indicadora de um passado…
Será que tem dúvidas dos meus investimentos?
Porque tenta saber mais do que não deve?
Por mim podia investir na bolsa e amanhã nada ter, seria-me indiferente.
O sr. asmf parece não ter argumentos sustentáveis para criticar a cultura de outros, nem tem o direito de o fazer. Ó meu sr. à que reconhecer a cultura daqueles que mais sabem, e dar o valor, porque afinal o nosso país não é "DESACULTURADO" como parece. Eu por acaso, desconhecedor que sou até procurei saber mais do assunto e devo-lhe dizer que estou satisfeito com este meu desejo que sempre tive, querer saber mais, e mais... Contudo vejo que o sr não aceita nem quer aceitar que acusou uma pessoa possuidora de "uma noção de história humana curta", afinal é relativamente longa, pelo menos mais do que a minha e se calhar, nesta matéria mais que o sr. Efectivamente, deveria ter tido uma postura correcta invés de criticar sem qualquer fundamento. Invista na bolsa e se realmente obtiver lucros já podemos saber que o sr asmf irá oferecer uma viagem a todos nós.
ResponderEliminarCaro "amigo" anónimo
ResponderEliminarSe acha que aquela frase terá que incluir obrigatóriamente "como também" ou é porque o meu português é demasiado flexível ou o seu demasiado ortodoxo! Eu considero a frase completa e com sentido...
Já percebi que é um professor e pelo que tenho notado os professores andam muito nervosos...
Independetemente de eu ter sido injusto ou não nas minhas apreciações sobre a origem da sua cultura geral o que verifico é que esses conhecimentos não se reportam ao passado recente. Em resposta à minha alusão à deflação japonesa deixou-nos aqui um lençol que em nada põe em causa o que afirmei...
Ao contrário do que afirma não tentei saber mais do que não devo...pelo contrário, dei a conhecer mais do que devia...
Enfelizmente este não é a melhor forma de discutir assuntos tão complexos pois não é possível argumentar, esclarecer e replicar no momento.
Mais uma vez peço-lhe que assuma um pseudónimo.