domingo, 6 de janeiro de 2008

Tabaco lixado?!


A Lei do Tabaco peca por tardia e por ser demasiado moderada, devia ser proibido fumar em todo o lado e não venham com ventilação e com tretas. Na Éire é proibida fumar e ponto final, querem fumar vão até à rua apanhar um bocadinho de ar fresco e chuvinha.

Apesar de tudo há que elogiar já o “inicio” desta lei, porque será um passo para uma lei mais dura.

Já agora gostaria de deixar a nota que no interior deste blogue é proibido fumar, apague o cigarro antes de entrar… (Quase que teve piada…)


6 comentários:

  1. Eu pelo contrário acho a lei um pouco exagerada. Passou-se do oito ao oitenta, sem que haja ainda qualquer tipo de indicação sobre quais os tipos de ventilação permitidos...o que tenho visto é Publicidade pura e dura a certos espaços onde o hábito é permitido, como se lê hoje no jornal o Público. Para além das regras ainda não estarem claras, julgo que estas vaga de leis - aliás seguindo uma tendência europeia (na Turquia, França e Espanha fizeram entrar em vigor novas legislações neste sentido contra o tabaco), estão a tomar um carácter e uma orientação que parecer visar a asseptividade e mudança de hábitos de toda uma população.

    Compreendo que possam haver boas intenções - redução dos gasto com a saúde, etc., mas o facto é que já estão a entrar numa esfera privada da vida humana, ultrapassando já algumas fronteiras não desejáveis. Como se o Estado quisesse disciplinar e controlar todos os cidadãos.

    A linha entre a igualdade e a liberdade é muito ténue e tem de haver um meio termo entre estes dois conceitos.

    Só a título informativo, o regime do III reich foi dos 1ºs a estabelecer fortes medidas anti-tabágicas. claro que não estou a comparar regimes nem a traçar paralelismo, mas só para mostrar que a obsessão pelo controlo da vida privada dos cidadãos pode tomar rumos imprevisíveis e indesejados.

    Sou defensor de um meio termo e da clarificação dos termos desta nova lei - muitas partes dúbias em termos de fiscalização, até porque os direitos de ambos os lados - fumadores e não fumadores, devem ser salvaguardados.

    p.s. texto escrito por um não fumador convicto, não embarcando porém nesta obsessão asséptica que temos vindo a observar ultimamente...

    p.s.2 ...e com este alarido todo, cria-se nova cortina de fumo sobre todos os problemas estruturais a nível de emprego e formação de que o país infelizmente ainda padece...

    ResponderEliminar
  2. Como sempre os teus textos e comentários são sempre excelente, contudo não partilho da mesma opinião.
    O Governo não está a controlar o povo, está a prevenir a saúde dos não fumadores, porque cada pessoa é livre de fumar ou não fumar, cada pessoa escolhe. E cada pessoa pode escolher estar ou não espaço de fumadores, agora quando não há limites e todo o lado é um espaço onde todos podem fumar é algo desagradavel. Pelo aquilo que vejo na Irlanda é uma questão de hábito a pessoa levantar-se ou ir até à rua fumar e ponto final. E muito das pessoas até pode começar a educar-se e deixar de fumar.

    Penso que a medida peca por ter paninhos quentes. De resto nada a dizer...

    ResponderEliminar
  3. Baby_Boy

    Anda muito comedido! o título devia ser "Tabaco fodido". Está com medo de levar um processo das Damas da Liga para a Linguagem Decente?! LOL!

    ResponderEliminar
  4. Medo de processo não tenho, que metam processo, isso só me dará o papel principal num filme espanhol com muito mel! Se é que me entende! ahahha

    ResponderEliminar
  5. Muito sinceramente, acho que finalmente demos um passo de gigante para um país civilizado. Falei há dias com um casal dinamarquês e eles perguntaram-me porque só agora a lei entrou em vigor? Eu nem consegui responder!

    Eu vou dar um caso mesmo estúpido e estou longe de estar contra os fumadores (porque é uma opção fumar, não nasce connosco). Uma vez uma colega minha comentou esta nova lei, mais ou menos de forma irritante e abusiva, dizendo que se sentia discriminada. "É tudo uma questão de cheiro", dizia ela. Então, de seguida, apesar de não ser essa a minha intenção, pedi-lhe licença para me peidar. Ela reagiu de forma rude, dizendo "claro que não!" Eu apenas respondi: "é tudo uma questão de cheiro, por isso também não te deverias incomodar..., tal como os não fumadores não deveriam, segundo a tua mania! E o peido não faz mal à Saúde dos não-peidadores!"

    Peço desculpa pelos termos, mas as vezes parece que só assim as pessoas entendem! Que a lei esclareça acima de tudo que para fumar, há mais sítios abertos que fechados. Basta pegar numa fita métrica e medir os espaços abertos e os fechados...

    Abraço, bom trabalho :) E desculpa novamente, mas tinha de contar este episódio! :)

    ResponderEliminar
  6. Sou fumador e concordo com a lei.. mas convenhamos é uma lei hipócrita! Nenhum governo quer que o povo deixe de fumar, poupa-se nos gastos com a saúde claro, mas aumenta-se a esperança média de vida e com a tendência de inversão actual da piramide etária imaginemos o desastre!!! Em segundo lugar, um maço de tabaco custa em média 20 centimos a produzir, e por cada maço produzido a empresa factura cerca de 50 cêntimos, ou seja 30 cêntimos de lucro, o resto do "lucro" é para o Estado! O imposto do tabaco é uma mina para as finanças de qualquer país europeu. Dois coelhos de uma "cajadada" o pessoal morre mais cedo não pesando no sistema do estado previdência e o Estado arrecada uns valentes milhões!

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!