quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Ranking das Escolas da Madeira

Fonte: Eu tirei a foto ao corredor da minha ex-escola - ESFF!
Nestes dias da minha ausência tem acontecido algumas coisas… Soubesse o Ranking das Escolas… E uma vez mais as Escolas da Madeira aparecem na cauda do Ranking…

Porquê?!

Será por termos professores continentais, que muitas vezes abandonam os alunos e vão passar umas férias no continente? Ou estão de baixa? (isto aconteceu-me algumas vezes)… Até cheguei ao ponto de ter uma professora que faltava às aulas das 8 horas à segunda-feira, porque encontrava-se ainda de fim-de-semana… Eu a encontrava mais vezes à sexta-feira e sábado nos ditos bares como Monge, Café Teatro, Molhe ou Vespas… Era um passar férias… E só prejudicou-me a mim e aos meus colegas… Imaginem o que era os meus colegas que vinham do Santo da Serra e entravam às 8 da manhã… Era tramado… Essa professora ainda ficou mais um ano na Escola e fez mais umas palhaçadas, como por exemplo levar os alunos para o pátio da ESFF fazer um género de aula de Educação Física… Ah… Havia algumas particularidades… 1.º Ela era professora de Filosofia; 2.º Estava imensa chuva; 3.º Os alunos tinham mais aulas depois dessa e tiveram que faltar… Que lhe aconteceu? Perante a vista de professores do Conselho Pedagógico? Nada… E isto acontece por várias e várias escolas da Região Autónoma da Madeira!

Outros problemas que me deparei… Professores que seguem os métodos de há 20 anos… Não querem aderir às novas tecnologias, e não querem facilitar a matéria aos alunos… Por exemplo não fazem testes (ao longo do ano) semelhantes ao exame nacional… Na minha opinião deveriam fazer testes com a estrutura do Exame Nacional, ou melhor até devia ser obrigatório! Porque assim melhorava a preparação…
Os alunos madeirenses muitos deles tem que se deslocar "muitos" quilómetros para puder estudar... Por exemplo os estudantes do Santo da Serra não tem transporte para Santa Cruz ou Machico (com tanta frequência como para o Funchal)... Esses alunos muitos vezes chegam a casa tarde e ainda tem que ir para os poios, fazer os desafios designados pelos pais... Estes alunos não tem tempo para estudar, tudo o que estudam é na escola e pouco mais...
E outra coisa… Os alunos com notas abaixo de 12 valores no 1º Período deviam ser obrigados a frequentar umas aulas extras no seguintes dois Períodos e mais alunos com menos de 7 valores no 1.º ou 2.º Período deviam chumbar à disciplina e só deveriam ter hipótese de fazer o Exame Nacional como aluno externo. Há que “fazer a papa” para certas coisas, mas é necessário esforço dos alunos, porque ali já não é escolaridade obrigatória! Fazer orais ao longo do ano…

Dou uma sugestão aos professores: Façam testes ao longo do ano que englobem sempre toda a matéria leccionada! Eu sei os problemas e dificuldades que tive quando saí do 12º ano e cheguei à Universidade… Porque na escola não souberam preparar para as dificuldades da Universidade!

Dei algumas sugestões que poderão ser fito de críticas… Eu não tive a cadeira de pedagogia nem nada parecido… Contudo pela experiência de 18 anos como aluno e 12 anos como aluno numa escola pública madeirense… É isto que concluo!

3 comentários:

  1. "Eu a encontrava mais vezes à sexta-feira e sábado nos ditos bares como Monge, Café Teatro, Molhe ou Vespas… Era um passar férias…"

    Vejo que também não era própriamente de ficar em casa a estudar!

    ResponderEliminar
  2. Sempre soube gerir o tempo! eheheh...

    ResponderEliminar
  3. E depois os professores admiram-se porque é que não têm emprego...

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!