domingo, 1 de julho de 2007

31 anos de Autonomia

Fonte: Cantinho da Madeira - Para aqueles que não conhecem esta é como se fosse a Estátua da Liberdade, mas da Madeira... Esta é a Estátua da Autonomia!

Hoje a Madeira faz 31 anos de Autonomia… Nem sempre exercemos a autonomia da melhor maneira, mas é a melhor maneira de sermos tratados…

Antes da Autonomia fomos sempre esquecidos em pleno Atlântico sem rumo e rota, hoje temos a Autonomia… Essa grande conquista dos nossos antepassados…

Temos o direito e o dever de usa-la, apesar de nestes últimos tempos o Primeiro-ministro Beirão estar-nos a fazer quase um embargo e a querer sufocar!

Para ele e para esses que odeiam a Madeira e madeirenses… Nós, madeirenses, apesar de sermos uma Região Autónoma temos os mesmos direitos que qualquer continental! Quando esses praguejam: “nós não temos que vos dar dinheiro…” Eu digo: Vocês não nos dão dinheiro, porque nós também pagamos impostos… “ah… mas é para vocês fazerem pontes e túneis…” Nós necessitamos dessas infra-estruturas, nomeadamente esses “furados”… E já agora, os nossos impostos também servem para pagar uma estradinha no Minho, na Guarda e seja onde for e não andamos para aí a dizer: “Ah… mas isso não nos serve de nada, nem vamos usar essa estrada…” – Acabem com esses argumento!

PELA MADEIRA MAIS AUTONOMA IREI LUTAR!

MADEIRA SEMPRE…

Já agora leiam o artigo do Diário de Notícias da Madeira está muito interessante!

2 comentários:

  1. Em dia de início de uma presidência portuguesa europeia, que será decisiva para o futuro a médio-longo prazo da Europa, assim como estabelecerá o passo em que serão ditadas as relações da UE com áfrica e américa Latina (não esquencendo os importantes encontros com a China e a Rússia), celebra-se os 31 anos da autonomia do arquipélago da Madeira...

    Conforme o artigo indica, foi o culminar de um longo processo, sendo que a grande luta que urge fazer, será evitar o autonomismo e regionalismo bacoco em que se caiu de há uns anos para cá...
    Não compartilho da mesma visão do eles contra nós, que muitas vezes a classe política madeirense usa e julgo que a palavra odiar será um pouco forte. Ódio e aversão, ou abandono era a situação que se perpetuou até 1976, onde éramos de longe a região mais subdesenvolvida e sem infraestruturas; onde apenas 1/3 dos nosso impostos pagos ao governo central revertiam à ilha; o mesmo não se passará agora, por muito que alguns queiram passar essa ideia e as regiões autónomas são vistas como património que ajuda a valorizar e a enriquecer o País (pese reconheça que o comum continental tenha uma opinião indiferente em relação às ilhas).

    Convém aprofundar a autonomia, mas tendo sempre em atenção que somos portugueses acima de tudo inseridos nessa grande comunidade que é a UE, sem ter de recorrer a uma retórica extremista e ultrapassada que apenas desvia a atenção dos temas fundamentais (como aliás já referui acima).

    p.s. Só falta começares a cantar:

    - "Do vale à montanha e do mar à serra (...)"...eheh...

    ResponderEliminar
  2. eheheh!

    Como sempre fabuloso o teu comentário!

    Obrigado pelo teu comentário :)

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!