terça-feira, 5 de junho de 2007

RTP Madeira para quando?!


Acerca deste tema, já era para ter escrito há algum tempo, todavia hoje recebi uma mensagem electrónica que me incentivou a escrever.
Como é possível que não exista a RTP Madeira e Açores na televisão a nível nacional?! Eu olho para a TV-Cabo, Cabovisão e outras companhias de distribuição televisão (se é que assim se pode chamar a essas empresas) e não vejo na sua grelha os canais RTP Madeira e Açores.

Será discriminação?!

Alguém que me explique o porquê de haver a RTP Africa? E não haver a RTP Madeira e Açores? Essas empresas e RTP sentem alguma dívida com os imigrantes africanos? Não compreendo… Não estou a dizer que não devia ter RTP Africa, todavia acho que é uma questão de justiça.
Quando existe à volta de 6 milhares de estudantes madeirenses a estudar no continente e uns quantos mais madeirenses estão cá a trabalhar e não podem assistir a um telejornal da RTP Madeira… Com isto não quero dizer que a RTP Madeira é um bom canal, mas as notícias e alguns programas regionais (como aquele do Bom dia Madeira, em que aparece 2 carros na via rápida e já está um transito insuportável, ou aqueles da altura das festas e até a produção regional como o Cola Tudo) sempre eram importantes para nós!

Sinceramente, penso que deve ser necessário algum consentimento do Governo ou algo parecido… Estou errado? Contudo não compreendo a demora…

Eis as mensagens electrónicas do meu amigo luso-venezuelano, Maurício Gonçalves mandou-me e enviou para esses devidos lugares:

http://www.rtp.pt/wportal/grupo/provedor_telespectador/contactos.php

Boa tarde!! Venho por este meio criticar e apresentar a minha grande indignação de que: as emissões da RTP Madeira e da RTP Açores não sejam transmitidas em Portugal Continental (quer por sinal aberto que seria um direito e o mais escandaloso nem pela TV Cabo, cabovisão, etc) Se a RTP África pode ser vista, porque a RTP Madeira e Açores não? Será que não somos Portugueses? Será que já nos consideram independentes? (tal como são as ex colónias?, mas esses sim têm direito ,e bem, de poder estar em contacto com a sua cultura). Estudantes Madeirenses (tal como eu) somos 6000 (seis mil)........só na minha turma somos 4 e na minha faculdade pelo menos 11......., isto para não falar em trabalhadores e restantes pessoas que cá formaram os seus negocios, vida, etc. Portanto deixo a minha critica e a garantia de que não me calarei até que os Madeirenses e os Açoreanos deixem de ser discriminados neste campo das telecomunicações porque se é este o principio da continuidade territorial sou contra. Obrigado pela sua atenção e espero que as minhas palavras não sejam deitadas em saco roto.

cliente@netcabo.pt

Boa tarde!! Sou cliente TV Cabo e....Venho por este meio criticar e apresentar a minha grande indignação e insatisfação de que: as emissões da RTP Madeira e da RTP Açores não sejam transmitidas em Portugal Continental (quer por sinal aberto que seria um direito e o mais escandaloso nem pela TV Cabo Se a RTP África pode ser vista, porque a RTP Madeira e RTP Açores não? Será que não somos Portugueses? Será que já nos consideram independentes? (tal como são as ex colónias?, mas esses sim têm direito ,e bem, de poder estar em contacto com a sua cultura). Estudantes Madeirenses (tal como eu) somos 6000 (seis mil)........só na minha turma somos 4 e na minha faculdade pelo menos 11......., isto para não falar em trabalhadores e restantes pessoas que cá formaram os seus negocios, vida, etc. Portanto deixo a minha critica e a garantia de que não me calarei até que os Madeirenses e os Açoreanos deixem de ser discriminados neste campo das telecomunicações porque se é este o principio da continuidade territorial sou contra. Obrigado pela sua atenção e espero que as minhas palavras não sejam deitadas em saco roto e que pelo menos seja possivel vermos estes dois canais no pacote clássico pois se retirassem outros canais ninguem se importaria.



Obrigado Maurício!



MADEIRA SEMPRE...

5 comentários:

  1. humm...e quem assumiria os custos de transmissão?

    Outra pergunta, a rtp-madeira depende de Lisboa ou já está plenamente regionalizada?

    ...é impossível comparar a RTP-África com as delegações regionais...A rtp-áfrica serve para propósitos de integração das vastas comunidades africanas dos PALOP's existentes no nosso país...comunidades que nunca abdicaram das suas raízes e lembro que o numero de cabo-verdianos existentes no país é para cima de 50.000...angolanos legalizados estima-se em 25.000...enfim, são números complatamente díspares que até justificarão o investimento feito (se bem que o modelo não seja o adequado, mas isso são contas de outro rosário)...

    A grande verdade é que os critérios terão que passar pela lado comercial...que audiências teríamos? Certamente estes 6000 estudantes, não seriam todos eles telespectadores assíduos do canal (ainda para mais sendo um canal cabo), logo as receitas ou o target e o retorno comercial a nível de receitas de publicidade seria diminuto...

    Se ainda fosse num contexto de promoção da região, com conteúdos específicos destinados a atrair um público fora do target e chegar a não madeirenses, aí penso que até seria uma boa medida...mas a contrapor, deixo mais uma questão: quem assumiria os custos? A RTP nacional que é cada vez mais atacada pelas enormes somas de dinheiro público que gasta? O GR agora que entramos numa fase em que temos de apertar o cinto? Será que haveria investidores privados a querer inserir capital num projecto que à partida não deixa muito espaço de manobra?

    São muitas dúvidas...
    Compreendo a tua indignação, mas é necessário analisar os prós e contras...

    ResponderEliminar
  2. É verdade tudo o que está na anterior mensagem, só que não nos esqueçamos de uma coisa....A RTP Madeira é vista em Estados Unidos e Canadá por parabolica e cá nem isso.... afinal como é? os emigrantes madeirensesque estão na venezuela e na africa do sul vem o telejornal madeira pela RTP Internacional e nós no continente nem radio da madeira conseguimos ouvir...... a não ser pela internet. Em canarias ouve-se!!!!
    É óbvio que a questão não será tão simples de resolver, mas pelo menos a RTP1 ou mesmo a 2 deveria de otorgar parte do seu horário a transmitir as noticias da madeira e dos açores (nem que fosse a noite nas horas que passam a euronews).
    Soluções não faltam mesmo que não fosse possivel passar os canais em directo (o que eu não acredito). O que eu tenho a certeza é que há uma má vontade, porque na madeira (embora na powerbox, ve-se o canal do porto)
    Há mais portuenses na madeira ou madeirenses no porto? a segunda opção claro, mas a tvcabo madeirense é governada por lisboa por isso tem de transmitir o que lhes mandam).
    Enfim, espero que estas propostas sirvam para alguma coisa. Pelo menos servirá para mostrar que os madeirenses não somos nenhuns parvos. Onde quer que cheguemos lutamos até o fim.
    Um abraço e espero que assim como haja pessoal que não concorde pelo menos saber as razões e que haja claro quem concorde......

    ResponderEliminar
  3. "A rtp-áfrica serve para propósitos de integração das vastas comunidades africanas dos PALOP's existentes no nosso país..." -> Então é necessário uma RTP-Ucrania?! Não compreendo...

    Não sei as respostas das restantes questões...

    Achas que o canal Bloomerang ou lá como se chama tem audencias?!

    ResponderEliminar
  4. ""A rtp-áfrica serve para propósitos de integração das vastas comunidades africanas dos PALOP's existentes no nosso país..." -> Então é necessário uma RTP-Ucrania?! Não compreendo..."

    ...estás a misturar alhos com bugalhos...

    Para além do factor integração, tens também o propósito de promover o uso correcto da língua portuguesa - recordo que é a língua oficial destes países. Por outro lado, é um importante instrumento no âmbito do fortalecimento das relações internas na CPLP, substituíndo por vezes as incipientes estruturas da televisão estatal local (por exemplo na caótica Guiné-Bissau), ajudando a fornecer às populações um verdadeiro serviço público de televisão (o sinal deste canal é também retransmitido para África)...

    O Bloomberg tem um vasto nicho de mercado, ao contrário do que aparenta, dando uma panorâmica e cobertura mundial dos mercados de capitais...é uma ferramenta muito usada e tem obviamente muito interesse e o devido retorno, para quem trabalho ou lida de mais perto com essas temáticas...

    Julgo que a questão poderia passar pelo acesso através da 2, da retransmissão dos blocos informativos da Masdeira e dos Açores...

    Quanto ao tal canal, para estar a retransmitir coisas que já passaram nos outros canais generalistas da rtp, julgo que não será uma decisão lá muito inteligente...
    Concordo isso sim, caso seja um canal de promoção da região, com conteúdos regionais...Mas para tal é necessário algum capital (e já nem sequer menciono a questão do retorno...).

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo, com a qualidade de documentários, sejam de natureza ou históricos, debates, programas culturais e informativos, podes tar a certeza que a RTP-M é de muita boa qualidade porque serve uma região e é esse o objectivo.Tomara muitos canais nacionais trabalharem assim.
    Concordo com que escreves e até já escrevi para o provedor da RTP que é responsável por fazer passar a mensagem para os responsáveis. Sugiro que faças o mesmo.
    Com esse canal lá, não só beneficiavam as madeirenses, como tb os continentais paravam de dizer barbaridades sobre a Madeira.

    ResponderEliminar

O blogue Madeira Minha Vida não é responsável pelos comentários reproduzidos no blogue.
Cada comentário é da responsabilidade de quem o redige.

Comente com ponderação!